domingo, 10 de agosto de 2008

Cadê os pacifistas?

Forçadas pelos crescentes bombardeios soviét... hã, russos, as tropas da Geórgia se retiraram da Ossétia do Sul (que não é ainda um estado independente mas se encontra dentro do seu território).

A Geórgia não é inocente, já que começou o conflito e matou muitos ossetas, segundo algumas contas mais de 1400 civis. No entanto não é páreo para a Rússia, provavelmente perderá o controle tanto da Ossétia do Sul quanto da outra província rebelde, a Abicásia. Ambas passarão, se não legalmente, ao menos informalmente à esfera de poder soviét... hã, russo.

O leste europeu está assistindo aos eventos com certo nível de pavor. Lembram do passado e sabem que eventualmente poderão ser os próximos se não se comportarem e esquecerem essa bobagem de sistema de defesa balístico.

O mais curioso de tudo é, na verdade, o incrível silêncio dos "pacifistas". Cadê os articulistas de jornal que vociferam contra a guerra do Iraque e a excursão de Israel no Líbano, cadê as multidões marchando em nome da paz, cadê os gritos pelos direitos humanos?

Enquanto Obaminha paz e amor fala em negociação pacífica e harmonia internacional, o mundo real espreita pela janela, e os vilões afiam seus dentes.

Nenhum comentário: