segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

A escola é necessária?

Há uma boa discussão no blog da Dicta & Contradicta sobre o tema do homeschooling. Enquanto este é proibido no Brasil, nos EUA já são mais de dois milhões de estudantes que aprendem unicamente com os pais, sem ir ao colégio.

Críticos do sistema dizem: a) que o aluno que não vai à escola perde oportunidades de socialização e b) que os pais não podem ser especialistas em matemática, física, biologia, história, etc.

A primeira acusação é, parece-me, infundada. Oportunidades de socialização não faltam em outros lugares. Depois, para alguns a escola pode até ser um período de momentos inesquecíveis em que se fazem amigos que duram para a toda a vida. Para muitos outros, no entanto, é apenas um pesadelo no qual se sofre constante bullying, há competição desenfreada para ver quem tem o tênis ou celular mais maneiro, a frase mais ouvida é "te pego no recreio", e -- nos dias de hoje -- violência, drogas, estupro coletivo e tiroteios estão se tornando quase comuns. (ver vídeos chocantes aqui). 

O segundo problema é real, mas nem tanto assim. Se é verdade que os pais não podem ser especialistas em tudo, também é verdade que é para isso que existem livros, caso necessário professores particulares ou tutores -- e a Internet.

A Internet, a meu ver, torna a escola praticamente desnecessária, ao menos para quem tem cérebro altamente desenvolvido e polegar opositor. Tudo está ali, basta saber procurar, e utilizar (como todas as ferramentas, também se presta a abusos). Não é à toa que hoje o grande negócio nos EUA são escolas e universidades online

Então, para que é necessária a escola? Bem, em primeiro lugar, é verdade que a solução do homeschooling não serve para todos. A escola sempre será necessária para a maioria da população, para todas as pessoas que não tem tempo ou condições de serem ao mesmo tempo pais e professores. Em segundo lugar, para ter filhos instruídos você precisa de pais instruídos. O esquema tampouco funciona com pais pobres semianalfabetos.

O problema é que, hoje em dia, a escola pública, e posteriormente a Universidade, virou uma fábrica de produzir pequenos marxistas. Pareceria que a sua grande função é criar pessoas acostumadas a acreditar que devem receber tudo de graça. Os estudantes já têm meia-entrada no cinemas. Agora querem transporte público a custo zero. Isso sem falar na lavagem cerebral sexológica, que querem instituir a idades cada vez menores, sabe-se lá com qual intuito.

Não acho que o homeschooling seja uma solução adequada a todos. Mas certamente é uma opção para muitos, e jamais deveria ser proibido, como (ainda?) ocorre no Brasil, este curioso país em que o presidente mais popular de sua história não terminou o primário e o deputado federal mais votado é analfabeto, mas ai de quem quiser educar os próprios filhos.

15 comentários:

Felipe Flexa disse...

Há uma brecha na legislação que permite o homeschooling no Brasil. Não foi neste blog - cujo link segue abaixo - que li sobre isso. Mas é bem ilustrativo.

http://contraocorodoscontentes.blogspot.com/2010/08/praticas-libertarias-homeschooling.html

maisvalia disse...

Eles estão sempre nos tentando salvar de nós mesmos.
Porque eu sou forçado a usar capacete para dirigir minha moto?

|3run0 disse...

X, vc pretende escrever algo sobre a Tunísia?

Mr X disse...

Tunísia? Gostaria, mas, para ser sincero, não entendo nada do que acontece naquele país. Do ponto de vista do "ocidente", a queda do governo foi boa ou ruim?

|3run0 disse...

Entender o que está rolando por lá é exatamente o que estou tentando fazer. A longo prazo, o status quo no oriente médio (extendido) não é sustentável; então uma ruptura como a da Tunisia provavelmente é a mais benigna. Tudo obviamente depende do que vai acontecer daqui em diante.

Mas eu acho difícil permanecer cínico. No final das contas a distinção dos valores ditos ocidentais é que eles deveriam ser na sua essência aspirações universais*, e só incidental e historicamente artefatos culturais ocidentais. Quando os manifestantes adotam tais valores, implicita e explicitamente, com um entusiasmo que é hoje raro no seu continente de origem, optar pela segurança de uma ditadura secular estável soa como traição destes mesmos valores. Esta opção soa, em suma, como uma rendição à cultura política médio-oriental da qual os tunisianos procuram escapar.


Sob qualquer ângulo, a dinâmica da revolução é nova, importante, e provavelmente vai ser iterada com frequencia cada vez maior no futuro próximo. Me auto-plagiando:

"Tradicionalmente, um governo repressivo mas sem vocação açogueira a lá Saddam Hussein, se mantém no poder desarticulando qualquer primordio de oposição organizada: Prendendo lideranças, cooptando elites várias, e controlando a imprensa. Mas a internet criou um curto-circuto no mecanismo repressor, ao permitir a organização mais ou menos expontânea de protestos, sem uma liderança carcerável ou aparato partidário reprimível; e ao tornar possível (com alguma ajuda hacker) a disseminação de noticias sobre a repressão aos mesmos. Motivados inicialmente pela alta no preço dos alimentos*, e remotivados pela repressão que já deixou dezenas de mortos, os tunisianos foram as ruas. Ao contrário dos protestos pós-eleitorais no Irã, a Tunísia não dispõem de uma milicia de lumpem-trombadões motivados ideológicamente (os Baseej), uma segunda linha de defesa que provavelmente salvou o regime islâmico (mas não a sua legitimidade)."

_____________
* E alcançáveis pela razão e moral natural humanas, e não por alguma inspiração sobrenatural.

Gunnar disse...

Se o HS é adequado ou não, se vai prover a educação necessária, isso deveria caber aos pais decidirem; ninguém está cobrando que o estado institua tal modalidade como oficial. Apenas não tem o menor fundamento proibir.

Gunnar disse...

Maisvalia, por queê não adere a bicicleta? Muito mais rápida, e ninguém te obriga a usar capacete.

maisvalia disse...

Eu ando de bike de domingo. Em São Paulo não dá para andar em dias de semana e nem sábado.Não há ciclovias. Se não andaria.
De outro lado, andar de moto é um prazer indescritível, já tive ao longo dos anos acho que 19 motos. Sempre as tive, mas nem sempre tive carro. E a atual, uma HD Road King e seu ronco, é diferente de todas as outras, aumentando ainda mais o prazer e tirando o stress, hehehehe
Só quem tem consegue entender!

Andre Bossard disse...

Meu comentário é meio fora de tópico mas a comunidade européia mandou imprimir milhões de agendas a serem distribuidas entre os estudantes dos países membros. Pequeno detalhe a agenda tem todas as datas importantes do Induísmo, Judaísmo, dos Siks, dos Chineses, Mussulmanos (óbvio) mas não se sabe por que razão nenhuma data do Cristiansmo foi mencionada...

http://dailycaller.com/2011/01/17/eu-student-calendar-includes-hindu-jewish-and-muslim-holidays-but-omits-christian-holidays/

rorschachbr disse...

Saudações Mr.X

Tire uma dúvida: Você é o mesmo Mr.X, líder da comunidade internacional dos Super-Heróis da Vida Real? É sério !
http://planetaprisao.wordpress.com/2011/01/14/896/
Se não, acaso já ouviste falar desse movimento? E o que achas? Aqui no Rio os super-heróis são os milicianos! Claro, depois vem a fatura!

Gunnar disse...

Maisvalia, ciclovia é coisa de welfare state europeu.

Liberal não fica esperando mamãe estado resolver todos os "problemas". Negócio é andar na rua mesmo, e RÁPIDO; aliás, na cidade, até moto fica pra trás.

http://fixacwb.wordpress.com/2010/12/31/homemade-bike-porn/

maisvalia disse...

Depende da idade,e eu não tenho mais para isto, mas "Negócio é andar na rua mesmo, e RÁPIDO; aliás, na cidade, até moto fica pra trás."
Nem a pau Juvenal.
Não sou imbecil como motoboy, mas bike não me leva não, hehehe

Da C.I.A. disse...

Senhores, leiam estes dois posts e saibam que por vias tortas o HomeSchooling está liberado no Brasil: http://bit.ly/cbBMOP & http://bit.ly/dlqn5O

Mr X disse...

Valeu pela dica!

Bem, eu não tenho mesmo a quem educar, em casa ou fora. Mas é bom saber.

Mr X disse...

Mais uma aqui: alunos de 7 anos realizando sexo oral na sala de aula com supervisão do professor? Parece inacreditável, mas está nas notícias.


http://sanfrancisco.cbslocal.com/2011/01/21/oakland-2nd-graders-reportedly-engage-in-sex-acts-teacher-suspended/