segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Próxima parada: incesto

O diretor Nick Cassavetes, filho do lendário John Cassavetes, fez um filme sobre incesto: uma irmã e um irmão que se "apaixonam". Em uma entrevista ele diz uma coisa curiosa: "Se você não tem filhos, o que importa? Ame quem você quiser. Não é isso o que dizemos sobre o casamento gay, ame quem você quiser? Se é seu irmão ou sua irmã é bem esquisito, mas no fundo, vocês não estão machucando ninguém a não ser aqueles que se escandalizam pelo fato de vocês se amarem".

Não conheço os filmes do Nick; acho que vi um ou dos dos filmes do seu pai. De qualquer modo isso nem é novidade. O Brasil, que em termos de cinema escroto está sempre na vanguarda, já fez um filme sobre incesto que foi até mais além: era incesto gay entre dois irmãos. Tudo, segundo o diretor, mostrado de "forma positiva".

Na verdade, nada disso é sequer novo, pois o francês Louis Malle, já nos anos 60, tinha feito um filme sobre incesto, "Sopro no Coração". Querem saber? Gosto do filme, acho que o tema foi tratado com delicadeza. (Ou talvez seja apenas saudade da França daquela época, quando todos eram brancos franceses e não se viam burcas na rua...)

No mais, acho que o problema não são os filmes em si, que serão vistos por pouca gente, mas o raciocínio de Nick, que está sendo cada vez mais adotado por todos: se casamento gay pode, então pode também qualquer coisa. Quer dizer, tudo vale, desde que seja "consensual".

De fato, ele está certo: se a única coisa que conta é ser "consensual", se Deus não existe e tudo é permitido, então, não existe motivo para qualquer regra moral que vá além do gosto do indivíduo: eu quero e não incomodo diretamente ninguém, portanto eu posso. A mesma coisa, aliás, foi alegada em um caso de incesto entre irmãos no mundo real. (A lei negou-lhes o direito de conviver, mas apenas pelo motivo de que a irmã-amante apresentava problemas mentais e portanto era legalmente incapaz de ter um total consenso).

Por essa mesma lógica de vale-tudo, o canibal alemão que devorou sua vítima seria também "moral", pois tratou-se de um ato consensual entre os dois.

Aliás, a única razão para (alguns) progressistas oporem-se ao bestialismo ou sexo com animais é também apenas essa: que o animal não possa dar o seu consentimento para o ato de forma inequívoca. Se pudesse, não tenho dúvidas que os progressistas adorariam. 

No outro dia, preenchi um formulário. As opções eram: "a. Male b. Female c. Transgender d. Other".  Enquanto isso, na França, aboliram das comunicações oficiais as palavras "pai" e "mãe". E assim vai se indo.

Acho que é já bem claro que, uma vez resolvido o assunto gay, os progressistas um dia vão querer acabar com o tabu do incesto. Na verdade, a única questão é saber o que vai ser promovido primeiro: poligamia, pedofilia, necrofilia, canibalismo ou incesto?

Senhores, façam suas apostas. 


5 comentários:

Mr X disse...

Vídeo do "kit gay", hilário de tão ruim...

http://www.youtube.com/watch?v=TEcra9BBOdg&feature=player_embedded

Promoção da bissexualidade e promiscuidade para pré-adolescentes?

maisvalia disse...

No livro de Criminologia do pogrecista Sheicara que li, ele advoga a não criminalização do incesto.

Anônimo disse...

Não achei isso DESSE vídeo do tal "kit gay".

O vídeo é uma porcaria e dificilmente tem alguma serventia. Mas não vi ali nenhum "estímulo" a alguma ação. Exceto da "normalidade" da homossexualidade, bissexualidade.

Qualquer propaganda de carnaval faz mais apologia à promiscuidade do que esse tal "kit", que me pareceu a mais inocente das proposta do "movimento gay".

Cahê Gündel Machado disse...

Hahahahahahaha...boa a sacada do "Back to the future" na image. Aliás, tenho que rever a trilogia.

Lucas disse...

Seu texto é um pouco tendenciosona minha opinião.A sociedade muda "Mr.X",para melhor ou para pior,é impossível engessar o homem! a pedofilia já foi plenamente aceita socialmente e culturalmente no passado,haviam casamentos inclusive! e isso não faz tanto tempo,visto que tenho idosas na minha família que passaram por isso.nem por isso a moral deixou de existir.o mesmo vale para homossexualidade.já foi amplamente aceita no passado e ressurge hoje.mas quem sabe o futuro? o incesto e a homossexualidade,não são considerados parafilias sexuais (como a zoofilia,necrofilia,pedofilia entre outros...). Você também ignorou um dos princípios fundamentais da moral: "a moral varia com o tempo e o espaço."seu texto tem muitas impressões pessoais suas. porém muito pouco da realidade empírica,pelo seus argumentos eu poderia dizer que o sexo oral e anal,ou outras formas de sexo não convencional (entre héteros nesse caso)deve ser evitado,visto que a moral não aceita,mas eles acontecem amplamente até mesmo entre os moralistas (tenho certeza que nem sua namorada escapou.).

P.S: Estou estudando a sexualidade humana em todas suas dimensões,do lado mais bizarro ao mais "moralmente" aceito,acho uma assunto fascinante.por isso me interessei pelo seu texto.

P.S.S: Seu texto é mais do que anacrônico,tem certas afirmações ai que minha nossa.tome cuidado com o anacronismo! =D